Eramos cinco irmãos: Eu, Maria, Eugênia, Judith e Joaquim. Morávamos no interior com meu Pai, minha Mãe e minha Vó materna.
Vivíamos da lavoura, comíamos o que plantávamos, como o arroz e o feijão. Criávamos galinhas e porcos e para complementar nossa alimentação, a caça e a pesca.
Quando fiz cinco anos de idade fomos morar em Itariri-SP, em uma fazenda de japoneses onde meu pai foi trabalhar. Nesse lugar moramos em uma casa na fazenda, durante muito tempo!
Minha irmã Maria e meu irmão ficaram muito doentes, tiveram Malária. Eu e minha irmã mais nova tivemos Coqueluche na mesma época.
Quando eu tinha sete anos, viemos morar mais próximo de uma escola e fui para o primeiro ano escolar.
Minha escola chamava-se "Igrejinha" e a professora D.Lavinha, ela era muito enérgica!
Lá fiquei até o terceiro ano e depois fui estudar no Grupo Escolar Padre Leonardo Nunes, até passar para 4ª série primária. Nessa fase morávamos em Rapouso Tavares-SP.
Minha escola era muito longe, saíamos de casa as 9:00hs da manhã para chegar ao meio-dia, eu caminhava com minhas amigas, a maioria japonesas.
D.Maria do Carmo era maravilhosa! Como eu tinha dificuldades em Matemática, ela passou a me dar aulas atrás do hotel onde ela morava. Eu levava uma marmita e ficava até a hora em que começavam as aulas na escola.
Tive uma substituta(D.Maricota) que era muito chata! Eu não podia comprar cadernos para todas as matérias e por isso ela brigava comigo.
Já morando em Rapouso Tavares-SP, eu acordava as 6:00hs da manhã para colher agrião para vender e comprar o meu lanche na escola.
ACIMA: A estação de Raposo Tavares e o armazém, além da outras casas; provavelmente anos 1950 (Acervo Memorial do Imigrante, São Paulo, SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário